Esta foi uma das poucas matérias que li que orienta “amigos” sobre como ajudar e não atrapalhar mais a sua vida. Graças a Deus apareceu uma única pessoa assim na minha vida a quem sou completamente grata, pois sua atitude foi mais que o suficiente (posso dizer que significa sentimento de amor, caridade, benevolência com conhecimento, quem sabe não leu algo parecido com este artigo). Lamentavelmente, muitas pessoas que vivem ao nosso redor não são “amigos” de verdade como acreditamos e, em um momento frágil, quando mais se precisa de ajuda, não há alguém para lhe socorrer. Ninguém é obrigado a entender sobre a doença, isso é óbvio. Mas quando há amor nessa relação, seja entre amigos, cônjuges, família etc, automaticamente nasce uma empatia que poderá brotar uma curiosidade em como ajudar e isto poderá ser essencial quando se precisa de apoio alheio. Esta atitude poderá servir para várias situações. Mas somente o fará quem realmente se importar com você. A realidade é esta.
(Marcus, agradeço-lhe por ter me guiado quando estava mais perdida. Sem você eu nada seria hoje. Amo-te!)
“Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. O clima tropical exclui incidência de neve. O clima polar exclui dias propícios a banho de sol. Nos climas tropical e polar haverá dias mais quentes, mais frios, mais calmos ou com tempestades, mas tudo dentro de uma determinada faixa de variação. O clima é o estado de humor e o tempo as variações que existem dentro dessa faixa. O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. Existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente. Uma pessoa no clima tropical ao ver uma foto de um dia de sol no pólo sul tem a impressão de que estava quente e que até se poderia tirar a roupa para se bronzear. Este tipo de engano é o mesmo que uma pessoa comete ao comparar as suas fases de baixo astral com a depressão psiquiátrica de um amigo. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.”
(Fonte: http://www.psicosite.com.br/tra/hum/depressao.htm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário