Vamos organizar as idéias. O que é crucial? Essa foi a pergunta mais difícil de se responder. E pensar tanto nela foi o que me motivou a escrever novamente. Desta vez merecemos um blog novo. Depois de um ano e meio, aproximadamente, vejo que tanta coisa mudou e para melhor. Lendo as postagens antigas pensei "como escrevi isso?". Foi pior que um furacão porque durou muito tempo e, na verdade, não acabou ainda. Há recaídas. Por isso, continuo com a psicoterapia até hoje e por que não para sempre?
Achei importante escrever sobre as últimas consultas. Foram novas descobertas e penso que não poderei me esquecer disso. Com meu cérebro de miolo, amanhã poderei não lembrar de nada. Vou usar palavras-chaves.
TEMPERAMENTO SANGUÍNEO - Um grande desafio meu será lidar com a minha própria personalidade. É muito estranho isso, mas tenho que fazer algo a favor do meu temperamento que é o sanguíneo. Ele é um tipo que se empolga no início e vai se entediando ao longo do tempo. Às vezes segui-lo, às vezes enganá-lo, reagir nas dificuldades. Como se eu fosse uma pessoa. Parece um absurdo, mas fez sentido para mim. Sentido total.
Foi a primeira vez que eu ouvi sobre tipos de temperamentos. Quando cheguei da consulta fui fazer uma pesquisa básica no Google e vi que há lá os seus: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. É importante conhecer o seu temperamento. Breve descrição do meu tipo:
TÉDIO - Foi difícil perceber que o tédio, para mim, é o grande vilão. Isso porque ele pode ser confundido com tristeza, depressão, falta de concentração, cansaço mental, e cada coisa é uma coisa diferente. Nunca pensei em tédio. Conforme ele aumenta e eu nada faço para mudar a situação, ele vai se acumulando até explodir. Quando o meu psiquiatra dizia isso, eu lembrava na época que trabalhava no hotel como estava mesmo entediada. Quando ele ataca não há mais envolvimento. Daí, aparecem as falhas na memória, algo que tem convivido comigo.
Enfim, agora tudo se explica. Fiquei contente em entender tudo de uma forma lógica, talvez nem pareça tão assim.
O mais difícil é a partir de agora. O que fazer para não cair no tédio?
ENERGIA - Quando nascemos, os pais nos educam da forma que eles acham que é a certa, mas que nem sempre será. Ok. Com o tempo, se não houver uma adaptação deles de acordo com o tipo de temperamento do filho, toda a energia deste já vai se acumulando. Essa energia não deve ser contida, tem que ser gasta, levando em consideração o seu tipo de temperamento.
ANSIEDADE - O temperamento sanguineo não é uma doença e sim apenas um jeito de ser. É algo que não tem como ser controlado via medicamentos. Há 2 tipos de ansiedades, um que pode ser controlado com eles, outro que não porque é da personalidade, este segundo terei que aprender a lidar.
Achei importante escrever sobre as últimas consultas. Foram novas descobertas e penso que não poderei me esquecer disso. Com meu cérebro de miolo, amanhã poderei não lembrar de nada. Vou usar palavras-chaves.
TEMPERAMENTO SANGUÍNEO - Um grande desafio meu será lidar com a minha própria personalidade. É muito estranho isso, mas tenho que fazer algo a favor do meu temperamento que é o sanguíneo. Ele é um tipo que se empolga no início e vai se entediando ao longo do tempo. Às vezes segui-lo, às vezes enganá-lo, reagir nas dificuldades. Como se eu fosse uma pessoa. Parece um absurdo, mas fez sentido para mim. Sentido total.
Foi a primeira vez que eu ouvi sobre tipos de temperamentos. Quando cheguei da consulta fui fazer uma pesquisa básica no Google e vi que há lá os seus: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. É importante conhecer o seu temperamento. Breve descrição do meu tipo:
"Uma pessoa de temperamento sangüíneo (associado ao elemento ar) tende a ser rápida em suas ações e reações, pois é naturalmente curiosa e quer terminar logo para seguir adiante e mudar de assunto. Interessa-se por tudo, o que as faz dispersivas. Desconhecem limites físicos, o que as expõe ao risco do desgaste e cansaço. Ignoram os limites do tempo, o que as faz marcar dois ou três compromissos no mesmo horário. Têm o seu mundo mental muito bem desenvolvido, sendo criativas e cheias de idéias. Seu grande desafio é ter a constância de comportamento para realizá-las. São pessoas muito interessantes e divertidas, tendo especial prazer em se sentirem aceitas socialmente (recebendo muitos convites para festas, eventos, etc), e mentalmente capazes, inteligentes e bem dotadas. Sentem-se feridas e sofrem se não são convidadas por um grupo ou se não conseguem mostrar suas idéias, se não podem criar... Um temperamento não é melhor do que o outro. "Cada um sabe a dor e a delícia de se ser quem é" (Caetano Veloso). Mas, ao saber de quais são suas facilidades e quais são as dificuldades, permite fazer um caminho de aprendizagem para o próprio crescimento e evolução. Ou seja, este conhecimento favorece a sua melhor interação consigo mesmo. Por outro lado, igualmente importante, facilita muito a sua interação com o outro, pois te habilita a compreender quais serão os limites dele no convívio e quais serão suas melhores contribuições. Pois o temperamento, em essência, não muda. Pode ser treinado, aprimorado, suavizado, melhorado, mas não vira outro. E cada temperamento complementa o outro em sua força... Conhecer seu próprio temperamento é tomar posse de usar melhor suas forças e aprender a superar suas dificuldades. Conhecer o temperamento das pessoas que te cercam é, com certeza, aprender a conviver muito bem com elas e, principalmente, aprender a somar habilidades para a superação das diferenças. Isso faz o convívio familiar, profissional ou social melhores. Isso faz o mundo melhor".
Fonte: http://www.procurarse.com.br/Temperamento.htmlTÉDIO - Foi difícil perceber que o tédio, para mim, é o grande vilão. Isso porque ele pode ser confundido com tristeza, depressão, falta de concentração, cansaço mental, e cada coisa é uma coisa diferente. Nunca pensei em tédio. Conforme ele aumenta e eu nada faço para mudar a situação, ele vai se acumulando até explodir. Quando o meu psiquiatra dizia isso, eu lembrava na época que trabalhava no hotel como estava mesmo entediada. Quando ele ataca não há mais envolvimento. Daí, aparecem as falhas na memória, algo que tem convivido comigo.
Enfim, agora tudo se explica. Fiquei contente em entender tudo de uma forma lógica, talvez nem pareça tão assim.
O mais difícil é a partir de agora. O que fazer para não cair no tédio?
ENERGIA - Quando nascemos, os pais nos educam da forma que eles acham que é a certa, mas que nem sempre será. Ok. Com o tempo, se não houver uma adaptação deles de acordo com o tipo de temperamento do filho, toda a energia deste já vai se acumulando. Essa energia não deve ser contida, tem que ser gasta, levando em consideração o seu tipo de temperamento.
ANSIEDADE - O temperamento sanguineo não é uma doença e sim apenas um jeito de ser. É algo que não tem como ser controlado via medicamentos. Há 2 tipos de ansiedades, um que pode ser controlado com eles, outro que não porque é da personalidade, este segundo terei que aprender a lidar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário