“… Pelo físico, o homem é como os animais, e bem menos dotado do que muitos deles; a natureza lhes deu tudo que o homem é obrigado a inventar com a sua inteligência, para a satisfação de suas necessidades... É bem verdade que o instinto domina a maioria dos animais. Mas, não vês que muitos agem com vontade determinada? É que têm inteligência, embora limitada... O filhote, isolado dos outros de sua espécie, não deixa de construir o seu ninho de acordo com o mesmo modelo, sem que tenha recebido ensino para isso... Os animais não são simples máquinas, como supondes... A inteligência do homem e a dos animais emanam de um único princípio, mas no homem essa passou por uma elaboração que a coloca acima da que existe no animal... e este ser inferior, não tem os mesmos deveres.
Visto que os animais têm uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação, haverá um princípio independente da matéria. Sim, e que sobrevive ao corpo... É também uma alma, se quiserdes, dependendo do sentido que se der a esta palavra.
Os animais progridem como o homem pela força das coisas, razão por que não há expiação para eles”
(Trechos de “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec)
Nenhum comentário:
Postar um comentário